Sexta, 07 de Agosto de 2020
Bahia
Bahia tem conceito ‘Ótimo’ em ranking de transparência de gastos na pandemia
Imagem: Ascom Sesab
Publicado em 31/07/2020

O estado da Bahia teve conceito ‘Ótimo’ no ranking de Transparência no Combate à Covid-19, divulgado pela entidade Transparência Internacional Brasil. As iniciativas adotadas para divulgação dos dados sobre as contratações emergenciais realizadas pelo Executivo foram avaliadas com 82,2 pontos.

As informações constam na nova versão do Portal Transparência Bahia, lançada após instituição do Comitê de Transparência do Enfrentamento ao Coronavírus. O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, avalia que a reunião dos órgãos de controle, como Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado, assegurou o aprimoramento da transparência dos gastos públicos.

Já o auditor-geral do Estado, Luís Augusto Rocha, destaca a ferramenta de Business Intelligence (BI) adotada na nova versão do Portal Transparência Bahia. Com isso, o cidadão pode customizar suas pesquisas sob três perspectivas diferentes: consolidado de quantidade e montante do conjunto das contratações realizadas; visão analítica de todas as contratações, incluindo contratante, contratado e valor; e visão detalhada na qual o usuário pode acessar informações de determinada contratação ou aquisição, podendo ter acesso à íntegra do instrumento contratual.

“A ferramenta permite, inclusive, a exportação dos dados, pelos usuários, para planilha ou formado de dados abertos”, explica.

O ranking elaborado pela Transparência Internacional analisou sites, redes sociais e portais de transparência dos governos de todos os 26 estados e do Distrito Federal, além de todas as capitais do país. A pontuação respeitou 34 critérios de avaliação baseados no Guia de Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à Covid-19, produzido em conjunto com o Tribunal de Contas da União.

Por: Redação
Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2020 © Todos os direitos reservados - Sistema de reprodução de conteúdos