Sexta, 29 de Maio de 2020
Esplanada
Aumenta para 40 o número de pessoas monitoradas com 05 casos suspeitos de coronavírus em Esplanada
Imagem: Ilustração
Publicado em 01/04/2020

A secretaria de saúde de Esplanada informou no início da tarde desta terça-feira que aumentou para 40 o número de pessoas monitoradas no município.

O último boletim mostra um aumento de quase 50% no número de pessoas monitoradas, que são aquelas que foram orientadas a ficar em quarentena por apresentarem algum sintoma de gripe. No balanço divulgado anteriormente eram 22.

Três dos exames enviados pela secretaria para o laboratório LACEN em Salvador deverão ter os resultados divulgados brevemente. Outros dois enviados posteriormente devem demorar um pouco mais.

No penúltimo dia do mês, os números do novo coronavírus no país continuaram a subir. Ontem, o boletim da situação nacional registrou 159 mortes pela doença e 4.579 casos confirmados. De domingo para segunda, houve 323 novos registros e 23 óbitos. Com isso, a letalidade do vírus no Brasil também cresceu, chegando a 3,5%. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, voltou a dizer, em coletiva, que a taxa não reflete a realidade e é apenas “representativa”.


Imagem: Assessoria de comunicação


“Os óbitos são muito mais fáceis de serem confirmados. Já o número de casos diagnosticados é muito maior do que o divulgado, pois não temos testagem para todos. Se tivéssemos todos os casos que circulam no Brasil testados, teríamos um denominador maior e uma letalidade menor. Quanto menos testes você faz, maior fica a letalidade”, explicou Mandetta. No mundo, a letalidade do vírus é de 4,8%.

O chefe da pasta disse que é esperado um considerável aumento no número de casos ainda esta semana, já que o ministério receberá testes rápidos para auxiliar a realizar o diagnóstico de casos mais leves. Consequentemente, de acordo com o ministro, a letalidade cairá. Os primeiros 500 mil testes rápidos, referentes ao primeiro lote de um total de 5 milhões adquiridos e doados pela Vale, já estão no Brasil. A expectativa é de que eles sejam distribuídos a partir da próxima semana. O Ministério da Infraestrutura auxiliará o Ministério da Saúde na logística de distribuição do material.

Por: Redação Esplanada News
Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2020 © Todos os direitos reservados - Sistema de reprodução de conteúdos